Páginas

15 de abr de 2009

BRIGADAS ANTILADRÕES SURGEM NA CHINA DIANTE DA POUCA EFETIVIDADE DA POLÍCIA - 19 imagens


Falando uns com os outros e usando apelidos, são recrutados através da internet e sua proliferação preocupa a sociedade chinesa: são as "brigadas antiladrões" formadas por voluntários que não confiam na eficácia da Polícia.
Mais de 70 grupos deste tipo operam na China por causa do aumento da delinqüência no país e, segundo eles, pela falta de atitude da Polícia. São muito difíceis de controlar, pois se encontram rapidamente e se espalham logo depois de encerrarem uma operação.A crescente influência das brigadas começaram a gerar preocupação quando, em setembro do ano passado, Feng Weiyan - membro de uma delas - supostamente matou um ladrão de carteiras, Yang Mang, no momento em que este roubava o telefone celular de uma mulher.
Feng estava acompanhado de um grupo de amigos e deu uma surra em Yang, que morreu um mês depois.No julgamento Feng se declarou líder da Aliança Anti-roubos de Wuhan (cidade do centro da China), um dos muitos grupos que operam através da internet, que é formado por três mil jovens e que diz ter capturado 400 ladrões. Esta brigada se ofereceu para recolher dinheiro e pagar os advogados de Feng.
Embora os níveis de criminalidade na China sejam menores que os do Ocidente é certo que os roubos em pequena escala, desde celulares a bicicletas ou tampas de esgoto, são tão habituais que muitos cidadãos estão conformados a "perder" algum pertence.
"A Polícia recebe muito pouco e passa o dia nas delegacias. Não se pode confiar nela, não vai fazer nada para recuperar meu celular", afirma Nie Cheng, um professor de chinês em Pequim que recentemente teve o telefone furtado.
Diante destes pequenos furtos, sites como www.fanpa.net (que mostra um ladrão atingido por uma pedrada) se dedicam a recrutar voluntários para fazer o trabalho, que, segundo eles, a Polícia não está fazendo.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...