Páginas

6 de abr de 2009

Coreia do Norte gera tensão mundial


Em reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, França e EUA exigiram 'resposta unânime' ao governo do país, que ontem lançou foguete, apesar da pressão contrária internacional.Leia mais...
Nova Iorque - Em reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, em Nova Iorque, ontem, França e Estados Unidos exigiram “resposta unânime” ao governo da Coreia do Norte, que ontem lançou foguete, apesar da pressão contrária internacional. O Japão viu o artefato passar pelo seu território e chegou a colocar armas antimísseis no centro de Tóquio. Segundo Coreia do Sul e EUA, uma parte do foguete caiu no Mar do Japão e outra, no Oceano Pacífico. A sessão da ONU, no entanto, terminou sem ter uma resposta articulada, e as discussões vão continuar.
Horas antes, na Europa, o presidente dos EUA, Barack Obama, declarara que o Conselho deveria enviar mensagem enfática à Coreia do Norte por conta do que analistas acreditam que foi, de fato, o teste de um míssil desenvolvido para transportar uma ogiva a longa distância. O governo da Coreia do Norte alega ser um satélite.
O lançamento é o primeiro grande desafio de Obama relacionado à Coreia do Norte. Os esforços norte-coreanos para ter armas nucleares há tempos preocupam Washington. “Com esse ato de provocação, a Coreia do Norte ignorou as suas obrigações internacionais, rejeitou os pedidos por moderação e se isolou ainda mais”, disse Obama em comunicado. Ontem, num discurso na praça Hradcani, em Praga, a capital tcheca, o presidente americano propôs medidas para “reduzir e eliminar os arsenais nucleares, deter a proliferação de armas nucleares em mais países e impedir que os terroristas adquiram armas ou materiais nucleares”.
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...