Páginas

11 de abr de 2009

O leão da Metro-Goldwyn-Mayer


Nesta foto, você vê o nascimento da conhecida produção do logotipo do estúdio Metro Goldwyn Mayer (1924)
Sim, isso mesmo, é Leo o Leão, que está ainda por quase um século rugindo na tela!
A Metro-Goldwyn-Mayer, Inc. é uma importante companhia de mídia, envolvida, principalmente, na produção e distribuição de produções para o cinema e para a televisão.Leia mais...

Também conhecida como MGM, a empresa produz filmes com o famoso leão como logomarca por meio da empresa Metro-Goldwyn-Mayer Pictures, Inc. Esta é uma das empresas que fazem parte da companhia Metro-Goldwyn-Mayer Studios, Inc., que reúne também as subsidiárias United Artists Corporation, United Artists Entertainment, LLC e Orion Pictures Corporation.
História

O nome é tirado de três companhias que formaram uma fusão para o MGM Studios em 1924: Metro Picture Corporation (formada em 1915), Goldwyn Picture Corporation (1917) e Louis B. Mayer Pictures (1918), sob o controle do magnata dos cinemas Marcus Loew. Louis B. Mayer tornou-se o chefe do estúdio, e Irving Thalberg, o "Menino Maravilha", era chefe de produção. Eles começaram a usar o mote Ars Gratia Artis (Arte pelo amor da arte) e seu leão como sua marca registrada, "Leo", em 1928 (que nasceu em cativeiro no zoológico de Dublin, Irlanda).

Não muito depois desta fusão, Loew faleceu, deixando o controle dos estúdios para o seu associado Nicholas Schenck. Schenck então tentou vender as propriedades que mais tarde tornariam-se a 20th Century Fox, mas não teve sucesso. Isto não agradou Mayer, e as tensões entre ele e Schuenck começaram neste ponto.

A MGM foi comprada em 2004 por um consórcio de empresas comandado pelo grupo japonês Sony Pictures Entertainment, dona do estúdio Columbia Pictures, e do grupo norte-americano Comcast Corporation. Atualmente funcionando como uma distribuidora de produções e co-produzindo séries para a televisão por meio da MGM Television Entertainment, Inc..

Sabendo-se que a aquisição completada em 2005, a M-G-M foi comprada por US$ 2,9 bilhões (no total, com a dívida, a aquisição valeu US$ 4,8 bilhões).

[editar] Orion Pictures Corporation

A Orion Pictures Corporation é uma companhia de produção de filmes norte-americana, formada em 1978 com uma joint-venture entre a Warner Bros Pictures e os ex-três maiores executivos da United Artists. Dentre seus grandes sucessos destaca-se o filme O Exterminador do Futuro.

Em 1988 seu dono tornaria-se a organização Metromedia e mais tarde esta mesma empresa venderia a Orion para a MGM em 1997. A Orion permance apenas como uma subsidiária apenas em nome da MGM, e todos os lançamentos da Orion agora estão sob o nome da MGM, mas na maioria dos casos o logo da Orion também é adicionado ou mantido. O catálogo da empresa de 1978 a 1982 permanece sob o controle da Warner Bros.

Atualmente, o selo funciona apenas como unidade da MGM que possui direitos de produções da companhia por meio da empresa Orion Pictures Corporation, Inc. além doos selos Filmways e American International Pictures. A Orion Pictures Corp. controla os direitos das produções que produziu entre 1982 até meados dos anos 90, bem como da maior parte das produções feitas pelas companhias que controlavam os selos adquiridos.

[editar] United Artists

A United Artists Corporation foi formada em 5 de fevereiro de 1919 por quatro grandes pessoas de Hollywood: Charlie Chaplin, Douglas Fairbanks, Mary Pickford e D. W. Griffith.

Seu motivo era desafiar o poder dos grandes estúdios que, como pensavam, faziam a maior fortuna no talento de alguém. Os quatro amigos, usando conselhos de William G. McAdoo (secretário de tesouro dos EUA e homem de negócios), formaram sua própria companhia de distribuição, com Hiram Abrams como seu primeiro diretor. Foi comprada por Arthur Krim em 1952, pela Transamerica Corp. em 1967 e pela MGM em 1981.

A companhia produziu filmes com pequeno orçamento, produzindo filmes por meio das empresas United Artists Films, Inc., United Artists Pictures, Inc. e United Artists Corporation. Criou produções de grande sucesso, como "A Pantera Cor-de-Rosa" e a franquia de filmes do agente 007, "James Bond.

Desde de novembro de 2006, a companhia funciona como United Artists Entertainment LLC. Além disso, a empresa é apresentada como uma parceria entre o ator e diretor Tom Cruise, a produtora Paula Wagner e a MGM Studios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...