Páginas

18 de abr de 2009

A recente guerra do tráfico no México - fatos e 34 fotos

Em dezembro de 2006, o novo presidente do México, Felipe Calderón declarou guerra aos cartéis da droga, invertendo a passividade do anterior governo. Desde então, o governo tem feito alguns ganhos, mas a preço muito alto - lutas armadas, assassinatos, sequestros, brigas entre cartéis rivais, represálias tendo como resultado mais de 9.500 mortes desde dezembro de 2006 - mais de 5.300 mortos só no ano passado. O presidente Barack Obama anunciou recentemente que agentes extras estavam sendo enviados para a fronteira, e a Secretária de Estado Hillary Clinton seguiu para o México para cumprir uma ampla agenda diplomática - agora ameaçada pela escalada da droga e os problemas já existentes de fronteira.
Funcionários de ambos os lados da fronteira estão empenhados em pôr cobrança a violência, e travar o fluxo de drogas.
01 - Munições apreendidas são mostradas durante uma apresentação de presumíveis membros do cartel Pacífico, no México em 12 de março de 2009. (REUTERS/Jorge Dan Lopez)


02 - Baixa Califórnia, México. Guarda apreende maconha em uma estufa no porão de uma fazenda em Tecate, em 12 de março de 2009.(REUTERS/Jorge Dan Lopez)


03 - Plásticos marcadores são fixados no pavimento para determinar a localização de cápsulas encontradas na cena de um tiroteio em que pistoleiros desconhecidos abriram fogo e mataram quatro agentes da polícia na Cidade de Juarez, México em fevereiro de 2009. (AP Photo/Eduardo Verdugo)

04 - Um agente da polícia ana entre pacotes de cocaína em Buenaventura, principal porto da Colômbia sobre a Costa do Pacífico, 23 de março de 2009. (AP Photo/ Fernando Vergara)


05 - Yaneth Deyinara Garcia (centro) e Sigifrido najera (2º a partir da esquerda), os membros da organização de drogas "Cárdenas Guillén", são apresentados a imprensa na sede da Secretaria de Defesa, México em 20 de março de 2009. (LUIS ACOSTA/AFP/Getty Images)


06 - Suspeito de ser traficante de drogas Vicente Zambala Niebla é apresentado a imprensa em 19 de março de 2009. Zambada foi detido com cinco outros traficantes suspeitos com armas e dinheiro.(REUTERS/Daniel Aguilar)


07 - Soldados do exército guardam uma estação policial na fronteiriça cidade de Juarez, Méico, em 16 de março de 2009.(AP Photo)


08 - Policiais federais sentados a bordo de um avião, enquanto voam para a cidade fornteiriça de Juarez, em 02 de março de 2009. A implantação faz parte de uma tropa de 5.000 homens.(AP Photo/Miguel Tovar)


09 - Um membro do exército cuidam da icineração de catorze toneladas de drogas na cidade de Juarez, em 2 de dezembro de 2008.(J. Guadalupe PEREZ / AFP / Getty Images)


10 - Unidade policial passa por um veículo policial em chamas em Zihuatanejo, México, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009. Anteriormente pistoleiros abriram fogo e lançaram granadas no carro da patrulha no Pacífico Vila Resort de Zihuatanejo, matando quatro oficiais. (AP Photo/Felipe Salinas)


11 - Membros da polícia mexicana analisam um carro com duas pessoas mortas após um confronto com drogas, em 25 de novembro de 2008. (J. Guadalupe PEREZ/AFP/Getty Images)


12 - Um corpo aguardando autópsia em Tijuana, 19 de janeiro de 2009. (AP Photo / Guillermo Arias)


13 - Polícia Federal patrulha a fronteiriça cidade de Juarez em 2 de março de 2009.


14 - A polícia federal fica de guarda durante uma operação em uma boate no centro da cidade de Juarez em março de 2009.


15 - Soldados mexicanos verificam a identidade de um homem durante uma operação para procurar drogas e armas em Reynosa, na fronteira nordeste do México do os Estados Unidos, em 17 de março de 2009. (AP Photo/Alexandre Meneghini).


16 - Uma turista deixa um hotel, com um poilicial federal de guarda durante uma operação de ameaça de bomba em um escritório governamental na cidade fronteiriça de Juarez em 6 de março de 2009.(REUTERS / Tomas Bravo)


17 - Soldados mexicanos verificam carros na alfândega em Miguel Aleman, na fronteira nordeste do México, com os EUA, em 18 de março de 2009. (AP Photo / Alexandre Meneghini)


18 - Um soldado mexicano anda perto de uma passagem de fronteira EUA-México, em Ciudad Juarez - 06 de março de 2009. (AP Photo / Miguel Tovar)


19 - Soldados patrulham perto da cidade de Miguel Aleman, na fronteira do México com os EUA. 19 de março de 2009.(AP Photo / Alexandre Meneghini)


20 - Sapatos utilizados para o contrabando de maconha são exibidos no Museu da Droga na sede do Ministério da Defesa do México, na Cidade do México 9 de março de 2009. Espingardas de a alta precisão, um diamante e ouro incrustados em celular, laboratórios clandestinos de drogas e transformação e muitos outros itens que, uma vez que pertencia a traficantes de drogas são exibidos neste museu privado utilizados pelos militares para mostrar aos soldados o estilo de vida do narcotráfico (REUTERS/Jorge Dan Lopez)


21 - Texas Armoring Corp Presidente e CEO Trent Kimball examinam uma bala no para-brisas após ter sido baleado em sua facilidade em San Antonio, quinta-feira, fevereiro 26, 2009. Devido ao aumento da violência do cartel de drogas no Norte do México, as empresas americanas dizem que estamos vendo aumentos do número de carros blindados, vidro à prova de bala e defensivos acessórios. (AP Photo/Eric Gay)


22 -A exploração do canal é vista ao amanhecer 12. De março de 2009 perto de El Centro, Califórnia. El Centro está sofrendo a mais elevada taxa de desemprego no país em 22,6 por cento, quase tão alta como taxas durante a Grande Depressão, com latinos especialmente sendo duramente atingidos. O povo do Imperial Valley, uma importante região produtora de alimentos no deserto norte da fronteira EUA-México e a leste de San Diego, estão com uma praga devastadora : combinação de seca, uma marcha lenta construção-habitação .(David McNEW / Getty Images)


23 - América Central : imigrantes detidos em cativeiro reagem como soldados do Exército Mexicano, incognoscível, entra para libertar-las em Reynosa, México, tarde terça-feira, 17 de março de 2009.Mais de 50 migrantes estavam sendo mantidos em cativeiro por uma gangue de sequestro, a fim de extorquir suas famílias em troca de sua liberdade, de acordo com o Exército do México.(AP Photo/Alexandre Meneghini)


24 - Forenses trabalhadores removem uma dos nove corpos encontrados em um terreno na periferia da cidade fronteiriça de Ciudad Juarez 14 de março de 2009.Uma chamada anônima levou policiais a um sítio onde, pelo menos, nove corpos foram encontrados em uma cova rasa mídia local relatou.(REUTERS/Alejandro Bringas)


25 - Um homem é visto em seu banheiro depois de ter sido preso por soldados, em uma casa onde os migrantes da América Central foram mantidos como reféns por uma quadrilha no seqüestro Reynosa, México, tarde terça-feira, 17 de março de 2009.(AP Photo/Alexandre Meneghini)


26 - Um investigador forense em Tijuana examina uma vértebra e outros fragmentos ósseos que foram todos os que ficaram de um corpo humano recuperado a partir de um barril de ácido.(Los Angeles Times fotografia por Don Bartletti)


27 -Uma patrulha fronteiriça arrasta a areia para fazer quaisquer novas pegadas de deslocações transfronteiriças mais visíveis recentemente construída ao longo de uma seção da controversa barreira fronteira EUA-México em 14 de março de 2009 entre Yuma, Arizona, e Calexico, Califórnia.


28 - A recentemente construída seção da controversa barreira na fronteira EUA-México expansão projecto atravessa anteriormente prístinas deserto areias ao amanhecer em 14 de março de 2009 entre Yuma, Arizona, e Calexico, Califórnia.A nova barreira entre os E.U. e México tem 15 pés de altura e se senta em cima da areia para que ele possa ser levantado por uma máquina e reposicionados sempre que a migração deserto dunas começam a enterrá-lo.Os quase sete quilômetros de cercas flutuantes custo de cerca de US $ 6 milhões por milha para construir.(David McNew/Getty Images)


29 - Caixas numeradas contendo provas recolhidas durante necropsias são empilhados contra uma parede em Ciudad Juarez, México, em fevereiro 18, 2009.(AP Photo/Eduardo Verdugo)


30 - Vários corpos aguardam autópsia no necrotério da cidade fronteiriça de Ciudad Juarez, México, fevereiro 18, 2009.(AP Photo/Eduardo Verdugo)


31 - Com uma espingarda calibre ,50-nos novos conhecimentos, os E.U. Assembleia Nacional de Segurança e dos Negócios Estrangeiros subcomissão realizam uma audiência sobre violência fronteira EUA-México, quinta-feira, 12 de março de 2009, no Capitólio, em Washington, DC.(AP Photo/Alex Brandon)


32 - Soldados escoltam Huerta Hector Rios na base da força aérea em Salinas Victoria, na periferia de Monterrey, norte do México 24 de março de 2009.Soldados capturados na terça-feira Huerta Rios do Beltran Leyva cartel, que é acusado do assassinato de um chefe da polícia nesta cidade industrial.Huerta Rios foi apreendido, juntamente com cinco pessoas, armas e dinheiro em sua loja de automóveis.(REUTERS/Tomas Bravo)


33 -Um homem morreu após ser baleado na cabeça por assaltantes identificados como policiais e em Ciudad Juarez, México, quarta-feira, 11 de março de 2009.(AP Photo/Miguel Tovar)


34 -Um agente da polícia federal procura por armas em uma área após um tiroteio em Tijuana, México, segunda-feira, 9 de março de 2009.(AP Photo/Guillermo Arias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...