Páginas

15 de mai de 2009

Anorexia nervosa - Imagens e texto


A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.

Sintomas

* Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
* Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anorético pensa que tem um peso acima do normal.
* Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
* Diminuição ou ausência da líbido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção erétil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
* Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
* Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
* Depressão profunda.
* Tendências suicidas.
* Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
* Obstipação grave.


A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio (que ajudam a controlar o ritmo normal do coração). Pode ser causada por distúrbio da auto-estima.

Esperança é a palavra-chave, até porque, sublinha a presidente da Associação dos Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos, «70 por cento destes doentes têm cura definitiva».

Anorexia é um mau que acontece quando os jovens tentam emagrecer atravez de dieta ou outras maneiras e a tentativa é frustrante ai param de comer ou reduzem ao maximo nos habitos alimentares dai surge essa doença avassaldora.

Causas e grupos de risco

A anorexia nervosa afeta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos ocorrem em mulheres). Tem sido enfatizada, em debates populares, a importância da mídia para o desenvolvimento de desorderns como anorexia e bulimia, por alegadamente promover ela uma identificação da beleza com padrões físicos de magreza acentuada. Qualquer papel a ser exercido pela cultura de massa na promoção dessas desordens, no entanto, está ainda para ser demonstrado. Na busca da etiologia de perturbações da saúde mental, inclusive da anorexia nervosa, comumente são procuradas causas de ordem intrapsíquico, ambiental e genético.

Até agora, os seguintes fatos têm emergido na busca das causas desse transtorno:

Causas genéticas/ambientais:

* Estudos sobre desenvolvimento de transtornos alimentares envolvendo irmãs gêmeas têm sugerido um fundo genético para o desenvolvimento da anorexia.
* Pais e mães de pacientes diagnosticadas com essa desordem possuem, relativamente a grupos de comparação da população não seleta, níveis mais elevados de perfeccionismo e preocupação com a forma física.


Características sociopsíquicas de anoréxicas:

* Independentemente do subtipo de anorexia desenvolvida, restritiva ou purgativa, anoréxicas possuem, relativamente a pessoas saudáveis de sua idade e sexo, uma incidência maior de transtornos da ansiedade (especialmente o transtorno obsessivo-conmpulsivo) e do humor.
* Níveis exageradamente elevados de perfeccionismo (busca por padrões de conquista e realizações notavelmente altos, necessidade de controle, intolerância a "falhas" ou "imperfeições") são comuns, e mesmo centrais, no desenvolvimento da anorexia. A presença dessa busca por padrões de perfeição transcende o desenvolvimento da doença, sendo anterior a ela e permanecendo em pacientes que já foram curadas da doença. Alguns estudos sugerem que, apesar de uma inteligência média na faixa regular, anoréxicas possuem níveis mais altos de performance escolar e envolvimento acadêmico, o que sugere que o perfeccionismo nelas presente não se limita a temas relacionados apenas com comida e forma corporal.
* Outros traços obsessivos-compulsivos, além do perfeccionismo, são notados na infância de anoréxicas, principalmente inflexibilidade, forte adesão a regras estabelecidas, observação dos padrões mantidos por autoridades, etc.
* Incidência de abuso físico ou sexual é mais elevada em grupos de anoréxicos; em um estudo efetivado na América do Norte, a presença de um histórico de abuso sexual na infância apresentou uma forte associação com o desenvolvimento de transtornos alimentares em grupos de homens homossexuais.




Tratamento

Deve-se ter duas vertentes, a não-farmacológica e a farmacológica. Entretanto deve-se ter em mente a importância de uma relação médico-paciente satisfatória,uma vez que a negação pelo paciente é muitas vezes presente. Dependendo do estado geral da paciente pode-se pensar em internação para restabelecimento da saúde. Correção de possíveis alterações metabólicas e um plano alimentar bem definido são fundamentais. Além disso, o tratamento também deve abordar o quadro psicológico, podendo ser principalmente a terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia individual. Em relação a abordagem farmacológico tem-se utilizado principalmente os antidepressivos, mas que é uma área que carece de muitos resultados satisfatórios tendo em vista a multicausalidade da doença. Dessa forma, é importante uma abordagem multi-disciplinar, apoio da família e aderência do paciente. As recaídas podem acontecer, daí a importância de se ter um acompanhamento profissional por longa data.







Fonte do texto: Wikipédia

32 comentários:

  1. meu deus em come fia?
    muito magra

    ResponderExcluir
  2. eh complicado, pq axamos um absurdo elas ñ comerem, enquanto muitos morem de fone...mas isso eh uma doença e ñ podemos julgar...eu particularmente, sou magra, mas ñ por dieta, ou regime,eh de natureza mesmo.mas axo feio ser muito magra, da uma aparencia de fraqsa, de doente..sei la........boa sorte a todas

    ResponderExcluir
  3. é neh .. nós naum podemos fazer nd ,
    mas mesmo assim boua sorte pra elas e eles .. pq tbm tem hmes

    ResponderExcluir
  4. Já sofri com essa doença, porém agora estou me recuperando, é um processo muito lento. Antes de ter essa doença, julgava as meninas que sofriam com ela, pois comer é uma coisa que para uma pessoa normal, é muito simples, está na rotina e se torna algo automático. Depois que começei a fazer uma dieta e descobri que era anorexica, começei a ver com outros olhos, pois sofri na pele esse transtorno, e acho que só passando por isso que a pessoa adquire conhecimento sobre o tão difícil é a doença. Eu busquei ficar bem, sei que tenho que ter muito controle em minha alimentação, pois esta é uma doença crônica e posso dar uma recaída. Mas vivo sem medo, já me mostrei mais forte que a doença e acredito que todas pessoas que sofrem com ela podem se recupar.

    ResponderExcluir
  5. se elas soubessem o quanto isso e prejudicial,e o quanto isso e feio naum fariam isso.eu sou magra alta e por mais q me achem louca eu quero engordar um pouco.eu acho isso muito feio e as pessoas tbm tei preconceito com pesoas magras.ser magra saldavel tudo beim mas ser magra ao extremo naum

    ResponderExcluir
  6. isso e ridiculo.queria poder fazer algo para q elas entendessem isso

    ResponderExcluir
  7. pow nem fala vo dua comida pra ela

    ResponderExcluir
  8. vc era p comer mulher , eu sei como é ser magra , e porisso mesmo q eu mi acho feia.
    BOA SORTE P VC!

    ResponderExcluir
  9. meu deus é apavorante ve essas coisas

    ResponderExcluir
  10. eu sou magra mais morro de medo
    de um um dia ficae assim ce ta loko
    aff' isso é ridiculo:(

    ResponderExcluir
  11. elas ainda achao bonito isto bom eu ñ posso falar nd isso e uma doensa ne
    e eu estou quase neste estado

    ResponderExcluir
  12. c bater 1 pedra nela pod ser fatal

    ResponderExcluir
  13. eu ja passei por isso e nao quero mais

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou magra mais tombem não sou gorda tenho um peso regular ..
    estou aqui postando esse comentário para desejar um bom desempenho contra essa doença (anorexia)...Nós não podemos julga-las por ser magras pois isso é uma doença e elas não tem culpa ... E queria dizer também que essas meninas que querem ser anorexias pararem com esse absurdo .. eu sei que não é fácil mais vocês meninas precisam parar com isso... haha boa sorte pra as meninas anorexias !!!

    ResponderExcluir
  15. a todas k sofrem dsta doença so vs dsjo k recuprem rapido .a k saber viver a vida ao maximo k deus vs portja

    ResponderExcluir
  16. vixxi sou magrinhu mais isssu daii e phooda meu !!

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu tenho um blog que trata sobre anorexia e bulimia. Tenho um projeto de pesquisa em cima disso. Peço que deem uma olhada e entrem em contato pelo e-mail:
    sociedadeanonimazine@hotmail.com

    alananopaisdasmaravilhas.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. tadinhas delas tinham que ver que são muito magras mas ainda assim se acham gordas uma clinica para tratar essa doença é a melhor coisa a se fazer nessa hora!

    ResponderExcluir
  19. eu sou gordinha mais queria ser um pouco mais magra + depois de ver essas fotos mudei di ideia elas são muito magras.que vcs consigam se curar dessa doença estou torcendo.bjusssssssssssssssss migas boa sorte

    ResponderExcluir
  20. voces comam muito
    porcas

    ResponderExcluir
  21. a anorixia nao e magreza mas sim uma doeça que nao se deve esconder tem consequencias mas tem cura por isso tentem ir a um psicologo

    ResponderExcluir
  22. procurar ,ajuda e busca se alimentar melhor e ter ajuda principalmente deus..

    ResponderExcluir
  23. ee que tenha um bom desempenho dessa
    doença e que deus abençoi....

    ResponderExcluir
  24. o ke posso dizer tenho 2 filhos e rezo para ke ela nunca pense como vcs procurem ajuda antes ke seja tarde e suas maes chorem

    ResponderExcluir
  25. muito triste td issoo...elas sofrem muito...digo isso pq tive ha uns 7 anos atras e hj estou curada...

    ResponderExcluir
  26. Meu Deus.Isso é muito triste,espero que venham a se recuperarem essas meninas que estão passando por essas situações,elas e seus famíliares que até porque seus familiares tbm sofrem juntos ao ver o sofrimento delas.

    ResponderExcluir
  27. Estou estudando sobre anorexia e isso é muito triste mesmo!! Que DEUS ajude vcs
    pessoas anoréxicas e que se recuperem!! é o que eu desejo a vcs de coração...

    ResponderExcluir

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...