Páginas

16 de mai de 2009

Wolfram Alpha está funcionando!

Às 23h34 Stephen Wolfram apertou um botão e o sistema entrou em funcionamento (cerca de dez minutos depois disso no Brasil). Divirtam-se fazendo perguntas à ferramenta online que promete mudar a forma como você vai pesquisar informações do mundo real na internet. Porque para pesquisar o conteúdo da internet nada, até hoje, substitui o Google.

http://www.wolframalpha.com/

É a primeira vez que um site desse tamanho tem um lançamento acompanhado ao vivo. Poderia dar tudo errado, mas a única coisa errada foi a demora. A transmissão estava marcada para as 21h, mas só começou de fato 21h30, com todos os presentes no chat da transmissão “gritando” em letras maiúsculas “WE WANT WOLFRAM!” (”NÓS QUEREMOS WOLFRAM!”). A transmissão começou com alguns vídeos que mostraram como tudo funciona (a sala dos servidores, a sala das baterias de energia) e algumas entrevistas foram feitas para apresentar as pessoas por trás do empreendimento. O centro de comando (primeira foto do post) parece aquele dos filmes da NASA. Só duas horas depois todo mundo pôde brincar de pesquisar - pelo menos foi o que eu fiz. Apesar de estar tudo funcionando, o lançamento oficial ao público será apenas na segunda-feira, dia 18.

Parece a mim que o Wolfram Alpha é uma caixa que precisa ser cheia com informações. Eles organizam tudo de uma forma inacreditável, e rápida. Só que “tudo” é o que eles têm de informação nos servidores. Quase nenhuma informação brasileira, por exemplo. Aliás, as buscas são feitas somente em inglês por enquanto.

O momento em que Stephen Wolfram, o criador do site, coloca ele no ar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...