Páginas

6 de jun de 2009

Wave-Gotik-Treffen - Festival de cultura gótica (52 fotos)

Wave-Gotik-Treffen é um festival anual mundial de música e artes "dark" em Leipzig, na Alemanha.
O que é Gótico ?
Como você define gótico? Esta deve ser uma das perguntas mais freqüentes sobre o assunto. Está também cercada de uma confusão exagerada e preconceituosa sobre esta subcultura em particular.


Quando você pergunta o que é um gótico você pode obter várias respostas diferentes e contraditórias, dependendo de como você formula a pergunta;porem cada resposta obtida pode representar uma parte válida desta subcultura.
Gótico é mais que um rótulo ou conceito, é ao mesmo tempo um estilo de vida e uma filosofia que tem suas raízes no passado e no presente.
Ignorando aqui referencias históricas das tribos de bárbaros na Europa neste comentário específico refiro-me a o que é ser gótico, gótico é uma subcultura. Começou nos anos 70 na Europa e nos Estados Unidos.e aqui no Brasil em 1980
A cultura era composta de indivíduos de posturas incomuns com uma insaciável curiosidade pela cultura, intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto do mesmismo da sociedade moderna.
Os góticos sempre foram voltados aos movimentos musicais, literários e arquitetônicos, possuidores de um humor um tanto incompreendido, sendo assim difamados como depressivos pois eles acham beleza e graça até nas coisas que, para uma sociedade comum, seriam tétricas, ele vêem como belo e artístico .

Tornar-se um gótico

Bem, você pode tentar, mas será que você permanece ?
Talvez você já seja, e ainda ñ se descobriu, muitos góticos não tem consciência que já o são
Talvez não tenha encontrado sua turma ou amigos para compartilhar de idéias e gostos, os góticos são muitas vezes solitários.
E quem sabe, um dia pensou que era mas ñ era, foi apenas uma fase depressiva.
Muitas pessoas não tem o senso genuíno de divagação, criatividade, talento, e apreciação da dualidade da existência, nem delas mesmas ou de suas habilidades que fazem uma pessoa genuinamente gótica. Estimular algo fortemente implica que a ação não é original e nem genuína.
Quando um jovem se envolve, acha isso atraente inicialmente como uma forma,
as vezes como rebelião e outras por apenas pertencer a um grupo social e ele experimenta esta convivência para ver se ele se ajusta Para a maioria é apenas uma fase.
É necessário uma investigação mais profunda para determinar se uma pessoa é ou não gótica A maneira que uma pessoa se veste não determina essa condição; Para algumas pessoas, a imagem de ser gótico é apenas isso -- as roupas --Vestidas de preto não significa também que são satanistas nem negativos ou destrutivos.



Drogas
Pode-se até encontrar drogas na meio gótico, da mesma maneira que é encontrada em qualquer grupo,de modo algum isso é uma exigência
As drogas mais usadas dentro do movimento são o álcool e tabaco, na verdade a maioria repudia as drogas
Góticos também levam erroneamente a fama de que todos bebem muito e se drogam
Não são tipos completamente sóbrios mas alcoólatras ou drogados não é sinônimo de góticos.


Atração pelos cemitérios
Parques públicos são atrativos para as pessoas comuns, os cemitérios têm o mesma atração para os góticos. Os cemitérios são uma das muitas opções -- outras incluem parques, áreas de acampamento, jardins, estacionamentos, ruas ou praias desertas, etc.
Os Cemitérios são lugares quietos, ideais para introspecção e reflexão.
Coloca-os em contato com sua própria mortalidade.
Se nós entendermos a fragilidade da vida, seremos mais capazes de apreciar isto.
Ficam longe de TV, computadores, tensões
do dia a dia , responsabilidade, superficialidade
e as coisas sem importâncias que invadem nossas vidas.
Um cemitério promove um nível de introspecção
e reflexão que muitos outros lugares não poderiam
Os cemitérios são bonitos, e de atmosfera misteriosa.
As esculturas, mausoléus, locais sombrios são elaborados, freqüentemente ornamentados. Eles são como um museu gótico, um lugar favorito para obter retratos artísticos.



Fixação pela Morte
Toda humanidade é fixada na morte
A morte é um conceito abstrato para a maioria das pessoas
Os góticos representam exteriormente os pensamentos que moram atrás da mente de todo mundo.
Os góticos tendem a expressar seus sentimentos sobre morte um pouco mais abrangente que o resto do mundo, o gótico representa aceitação do inevitável
Isso não significa que góticos possuem obsessão pela morte
O gótico está reconhecendo o equilíbrio de escuridão e luz, vida e morte e sem medo de coisa alguma
Muitas pessoas acham que são pessoas perturbadas ou tétricas, o que também não é verdade.




Depressão
É difícil determinar se góticos são categoricamente mais deprimidos que outros.
A sociedade popularmente vê depressão e tristeza como anormalidades que devem ser suprimidas ou curadas. A adolescência é uma época de depressão para muitos indivíduos; ainda, aqueles indivíduos podem sentir a pressão da família, amigos ou professores para ser "perfeito." Estas pessoas jovens podem sentir uma dor incrível,
A depressão parece ser um sentimento que o gótico personifica.
É uma emoção que simboliza o gótico melhor. Punk representa rebelião; Industrial representa revolta; O gótico representa tristeza.
As pessoas ingressam nestas subculturas a fim de sentir se elas possuem algo e são uma parte de algo. Elas se tornam um clube exclusivo, Muitas vezes dentro das subculturas abraçam essas idéias e exageram. Esse exagero da beleza de tristeza na cultura gótica leva algumas pessoas a pensar --- aqueles góticos são mais deprimidos que outros grupos.
É possível que góticos sejam mais deprimidos que outras pessoas.
É também possível que isto seja apenas uma impressão, afinal os góticos têm posturas marcantes. Sendo assim, gótico não significa necessariamente tristeza.
Um gótico deprimido era provavelmente deprimido antes de se tornar um gótico.
Gótico não significa ser necessariamente deprimido. Enquanto góticos são capazes de sentir tristeza ao extremo, eles são também capazes de experimentar grande alegria.
A maioria deles podem manter equilíbrio em suas vidas.
Aquela tristeza, como a felicidade, tem sua própria beleza majestosa e deve ser abraçada como uma emoção válida, não rebaixada como uma anormalidade.











































Fonte do texto: Umbraum

41 comentários:

  1. É uma arte!

    ResponderExcluir
  2. É Lord, olhando por esse ângulo, você não deixa de ter razão.

    ResponderExcluir
  3. Parada gay?
    ou dia do orgulho homossexual?

    ResponderExcluir
  4. Na boa glr...
    1)Se existe preconceito,é melhor nem fazer um Post!!
    Oque vc define como " Normal " Zitos??
    Ser "Normal" é um mero conceito,cara.

    2)Para esse tal [ Bah!] ae.
    É por causa de pessoas com o pensamento pequeno,assim como vc,que o brasil continua sendo um pais de terceiro mundo e subdesenvolvido.

    Goticismo acima de tudo é cultura..é arte!

    As grandes Catedrais do Mundo,vieram da arquitetura Gotica. A catedral da praça da sé é um exemplo disso..Assim como o surgimento dos vitrais,gargulas em edificios...isso tdo vem da cultura gotica.

    É uma pena saber que as pessoas ainda julgam os outros apenas pela aparencia.

    É ainda mais lamentavel saber que a ignorancia esta presente em mtos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. ae anônimo, vc é gay tb né? hahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, para começar poderia colocar seu nome, mas enfim, vamos lá:
    -Normalidade é um estado padrão, normal, que é considerado correto, justo sob algum ponto-de-vista. É o oposto da anormalidade. A normalidade muitas vezes se dá por conta de uma maioria em comum, sendo anormal aquele que contraria esta maioria. A normalidade também se dá por um resultado padrão ao realizar uma operação com alta probabilidade de se repetir.
    Um abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Mesmo assim, acho totalmente errado chamar uma pessoa de cultura diferente de bizarro. As pessoas falam tanto de homosexualidade, como os supostamente muito inteligentes 'nightdrive' e 'Bah!' nesses comentário, como se a roupa que você veste ou a tribo que você segue te torna instantaneamente homossexual. Se uma pessoa é gótica, se uma pessoa usa roupas de uma forma diferente, isso não faz dela homosexual. E mesmo se fosse, qual o problema? Gay agora é ofensa? '-'

    ResponderExcluir
  8. E sobre a pergunta do ínicio: Isso seria, sim, normal, se as pessoas não fossem tão presas a opnião alheia, e fizesse aquilo que querem :)

    ResponderExcluir
  9. Achei o post preconceituoso. A cultura gótica é apenas mais uma (e belissima) cultura.
    E é normal sim, são pessoas como você e eu!

    ResponderExcluir
  10. Ok, vocês venceram. Esse blog não tem nenhuma intenção de ser preconceituoso, é apenas um blog de humor e curiosidades. Vou dar uma lida sobre góticos e prometo refazer a postagem! Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Aí está e confesso que a postagem ficou muito mais interessante. Quer quiser acrescentar mais alguma coisa, é só deixar nos comentários! Valeu pelo puxão de orelha que a galera gótica me deu! Mas que eu ainda acho esquisito, isso é verdade!

    ResponderExcluir
  12. Gostei dos trajes, mas eu não teria coragem de andar assim na rua. Acho ridículo góticos no Brasil, um puta dum calor e neguinho de preto, achando que tá na Eurorpa.

    ResponderExcluir
  13. cada um cada um! é muito facil julgar as pessoas! não sou gotico e nao sou gay!curto surf e muita gente diz que sou vagabundo pq vivo na praia!cada um tem sua cultura vamo respeita o espaço dos caras goticos ae!pronto falei!

    ResponderExcluir
  14. goste muito da postagem... apesar de ja ter postado sobre isso no meu blog... o engrasado é que usamos exatamente as mesmas palavras XD.... só no plagio hehehehe


    Bom, sou gótico ja a um tempo, e gosto muito de ver postagens como esta, tipo que mais pessoas possas conhecer esta cultura...

    mais infelismentes muitas pessoas naun entendem... e nos julgam como "demonios, "anti-cristo" e bla bla bla

    me amarrei nas fotos


    abraço

    ResponderExcluir
  15. "adolescencte" a fonte do texto está citada no final da postagem: tirei do site Umbraum.
    Conheci seu blog, está show! Volte sempre! Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Anderson ( O anonimo do Quarto comentario)12 de junho de 2009 21:53

    Parabens pelo post,Zitos!!
    Ficou bom!!

    Não me identifiquei no primeiro comentario pq sou meu "Out-liner"..Não estava familiarizado ainda com o procedimento na hora de comentar.

    E desculpe pela falta de acentouação nas palavras..Teclado Japones é complicado..

    Nunca sei onde estão os pontos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. lá no inicio vi um comentario falando que gotico tem haver com as catedrais e tal...

    por favor, gotico e uma cena underground assim como os punks, essa coisa de arquitetura gotica não tem nada haver com a cena gotica, assim como não existe literatura gotica, enfim nem li muito a materia para não passar raiva, a treffen e um lugar de estilo, ou seja quem vai lá vai para se fantasiar, mesmo porque hoje em dia nem vai bandas decentes de serem chamadas de gothic

    ResponderExcluir
  18. Sem problemas Anderson, e volte sempre!!
    "Player Girl" valeu pela visita e sua opinião! Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. O Brasil é um pais de terceiro mundo pq a gnt num acha normal um monte de babaca querendo chamar atenção com umas roupas esquisitas e querendo a qualquer custo parecerem estar mortos ou o mais bizarro possivel...Querido anonimo ..o brasil não vai pra frente principalmente por causa de pessoas como vc q q sequer tem a coragem de mostrar a cara(nome) para defender seus enteresses...
    eu tenhu um cunhado gotico e sei a babaquice q é...tbm conheço mto bem a cultura...sim a cultura é absolutamente maravilhosa ...e eu aposto e ganho q os arquitetos q construiram as catedrais não se vestiam como drag quem para poderem criar ...Se liga amiga...

    ResponderExcluir
  20. Acho os modelitos legais. Mas,também acho que,mesmo se achando superiores aos meros mortais,góticos são tão bobos ou mais ainda.
    Ainda mais em nosso Brasil,preconceituoso do jeito que é...Goticismo é apenas uma fase.Nunca vi um garoto chegar e dizer: "Meu pai é gótico".
    Coisa de adolescente mesmo.
    Na Europa é uma sub-cultura consolidada e que tem uma cena forte.Mas chega neguinho brasileiro querendo ser gótico...aí eu acho hipocrisia.

    ResponderExcluir
  21. Eles acham bonito ser feio cara! =S

    ResponderExcluir
  22. adorei a postagem, estou vivendo em Portugal desde os meus 4 anos, mas sou natural do Rio... e sim na Europa tudo é muito diferente, se bem que Portugal também é um país que deixa desejando!!!--' saudade do meu Rio do pessoal!
    Agora cara, estive vendo comentários, minha nossa...gente tão inculta, como é possivel dizerem que goticismo não tem vinculo na história, pelo amor de deus me poupem...
    não sei também, se por viver cá desde meus 4 aninhos que o crer em deuz se foi...mas continuo pensando da mesma forma , existe algo superior as nos, seja deuz , ala, ou a merda que for!
    durante minha adolescencia fui evoluindo a nivel de cores, isto é, vesti sempre o branco minha cor favorita e respresenta muito meu rio(luz, praia,sol) , mas com o passar do tempo fui adoptando novas cores mais escuras, a verdade é que minha mãe estava querendo me livrar destes "vicios" dizia ela! enfim , sou gótica não só de cultura, como também de aparencia e ...não pense...não deixei meu branco não! apenas adaptei o gótico ao meu branco! fica uma combinação fabulosa...
    agora não critico, quem se maqueia, quem gosta de se exuberar em "fantasia" , mas eu prefiro passar despercebida, uso meu preto por vezes o branco, e ando mais simples possivel!
    bem cara, neguinho nasceu pra ser brasileiro não gótico! neguinho se quer neguinho! hihi ^^
    passar bem bjo

    ResponderExcluir
  23. Bom... Góticos são pessoas que tem em comum o apreço à arte que não é popular, dita underground, com um tom tétrico e/ou dramático. Cada coisa no seu lugar, portanto, cada traje apropriado a cada festa, o que é comum no Treffen e, por ventura, aqui no Brasil também. Na Augusta em Sampa, à noite, se vê gente "montada" assim. Uns mais causantes, outros menos. Mas, definitivamente, isto não está relacionado à idade, nacionalidade ou sexualidade. Eu conheço casais héteros com filhos que são góticos desde os 80s. Enfim, apesar da peculiaridade, reflitam sobre quem realmente está sendo ridículo, se os estranhos góticos ou vocês, com comentários superficiais e suas patéticas vidas monótonas reacionárias. :)

    ResponderExcluir
  24. Concordo com você também BT, e volte sempre!

    ResponderExcluir
  25. Ola sou gotica desde dos 12 anos hj em dia tenho 18 e acho mt ridiculo esse preconceito contra a nossa cultura como acho ridiculo preconceitos contra as culturas eu só me monto como as pessoas da foto quando vou pra shows e eventos ou alguma balada normalmente me visto como todos por causa do trabalho e colegio desde pequena sofro preconceito com isso e numca dei inportância pq além de estilosos somos educados somos sim fruto da idade medierval a cultura gotica naum é só musica e vetuario é poesia arquitetura e pinturas é arte
    Sugiro que conheção mais profundamente a cultura gotica para depois falarem naum tenho mt geito com palavras mais uma coisa afirmo o goticismo é cultura mais bela que existe se vcs conhecem iriam adorar

    Ah amei as fotos são perfeitas se ki ser me add no orkut eu tenho mts mais imagem e textos escritos na faculade que podem ajudar no seus post
    beijos liih

    ResponderExcluir
  26. Olá Liih! Obrigado pela ajuda! Pode me mandar por e-mail. Abraços.

    ResponderExcluir
  27. affffs esses goticos sao ridiculos nao tem nosao doque e se vestir bem fala serio na boa cara eles meresem uma boa aula de moda

    ResponderExcluir
  28. A Cultura gótica e uma coisa realmente Linda...Eu como gótico desde meus 11 anos (18 Agora) Digo-lhes assim como a liih que já passei por inúmeros preconceitos pelo modo de me vestir ..
    Mas acima de tudo uma pessoa que julga alguem ou uma CULTURA de verdade sem ao menos conhece-lá ou os julguem pelo modo de vestir ,Tenho apenas poucas coisas a dizer...DEIXE DE SER BOSSAL E CONHEÇA ANTES DE JULGAR !

    Bye

    ResponderExcluir
  29. eu acho k os goticos deviam apanhar muito , goticu = falta de porrada na cara

    ResponderExcluir
  30. As pessoas são hipocritas , esses caras góticos emos punk tudo que não é aceito pela sociedade é o que m cara dito normal queria fazer , tem cara que é louco pra usar uma calça mais justa e não usa com medo de serem tachados de gay,tá cheio de machão barbudo com dois filho que dá a bunda pra traveco a noite ...

    ResponderExcluir
  31. Cada um escolhe seu estilo eu acho super legal eu viraria uma gotica

    ResponderExcluir
  32. fotos legais 100% gotico que se foda os criticos

    ResponderExcluir
  33. Sou gótico há 2 ou três anos , sou portugues e claro tou em portugal , tenho 14 anos e a cultura é LINDISSIMA ! è a coisa mais artistica e poética que já vi!
    Não é algo só de maquilhagem , roupas , acessórios góticos e isso tdo , como a cultura é que conta 1º !!! FIRST
    As roupas é para dar o toque gótico , artistico , bonito á pessoa com a escolha de estilos no gótico , electrogoth , cybergoth , vitoriano etc etc
    Aqui em Portugal também existe MUITO perconceito... ja passei por muitas coisas ... e ainda heide passar .. mas nao ligo ... o que importa num gótico de verdade é ser feliz na sua vida gótica... mais nada.

    I love the gothic life... is the best style.

    Bye
    By : Rodrigo

    ResponderExcluir
  34. E chega de preconceito porque o estilo gótico nao nasceu ontem , nasceu nos anos 80 .
    ACORDEM!!
    Duh!!

    bye
    by : Rodrigo

    ResponderExcluir
  35. A cultura gótica ,enfim mostra a beleza em coisas que o homem esbanja totalmente o fracasso da humanidade como a morte e um cemitério.Mas um gótico verdadeiro deixa de lado as drogas e vai para a cultura ,desprezando o satanismo e religiões que acabam tentando se privar das pessoas .e isso não é legal.BELAS ROUPAS GALERAS.falow

    ResponderExcluir
  36. ummm gosto e sempre vou gostar da cultura gotica !! vou respeitar eternamente !! admiro muito eles ! e odeio quem debocha deles ,poo só porque eles se vestem assim , nao significa que vão fazer uma macumba ou coisa assim, tem muitos piores por ai que fazem coisas abisurdas , e ninguem ta nem aii !! entao eu digo uma coisa ,as aparencias enganam , i eu ti garanto que se vc conversar ou querer fazer amizades com eles ,nao vai se arrepender !!.

    ResponderExcluir
  37. Me descobri gótico há pouco tempo,e a cultura gótica já é uma de minhas paixões...cada um se veste da maneira que acha melhor,e ninguem tem nada a ver com isso...e esse aí que ficam julgando os outros,devem ser muito perfeitos para recriminar os góticos...
    By:Douglas

    ResponderExcluir
  38. Primeiramente as fotos são lindas.

    Sou Gótica com muito orgulho é uma cultura maravilhosa e muito antiga tendo assim muita importancia,seja na literatura,na arquitetura e não tão recentemente na musica já que tem influencia punk.

    O fato do Brasil ser um pais quente não tem nada a ver é pura ignorância achar que tem.

    Algumas pessoas acham que nós góticos somos satanistas,pervertidos enfim pensão o pior de nós e veem so o'que querem ver!

    Será que nós góticos somos tão ruins assim como dizem ?.Acho que não !
    pelo menos nos não saimos por ai mostrando a bunda e muito mais no carnaval e depois que o mundo chama nossas mulheres de vagabundas e prostitutas (nada contra)Queremos impor respeito! E tem mais será que somos nós que oferecemos pão e circo as pessoas ?(embora nem o pão seja oferecido).Nossas crianças são vendidas e mortas e ninguem fala nada.

    nós góticos sofremos preconceito Sim mas por não seguirmos oque a sociedade determina.Pelo menos nós temos a coragem der ser oque queremos ser, e somos muito normais obrigada.Ao invés de perderem tempo falando mal dos Góticos as pessoas deveriam levantar suas bundas da cadeira e tentar fazer deste país um país melhor e sem preconceitos.

    ResponderExcluir

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...