Páginas

18 de jul de 2009

Ku Klux Klan na atualidade - 12 fotos


Nesta última década, com a crescente crise económica, infeliz e inevitavelmente assistimos a um aumento de extremismos. O Ku Klux Klan não é apenas um desses exemplos, é também dos mais antigos.
O fotógrafo nova-iorquino Anthony Karen há vários anos atrás teve a oportunidade de fotografar a cerimónia da “Iluminação da cruz” e desde então tem vindo a documentar várias organizações do Klan pelos Estados Unidos. Estas fotos foram agora compiladas em livro The Invisible Empire: Ku Klux Klan e a revista online LIFE dá-nos a oportunidade de olhar para alguns destes documentos terríveis e refletir sobre a atualidade deste movimento...

Definição da Termologia:

A denominação parece ter origem na palavra grega kyklos (círculo), à qual se acrescentou klan para efeito de aliteração. (1)


Fundação:

Sua fundação partiu de alguns veteranos confederados que sentiam cansados após o final da Guerra de Secessão, encerada em 1865 nos EUA, e da depressão no Sul do País, o lado derrotado do confronto. A princípio, esses rapazes, de famílias brancas, queriam divertimento, algo parecido com as gangues metropolitanas brasileiras, mas ao perceberem o pavor que causavam nos negros ex-escravos, a maldade ganhou forças ideológicas. A polícia fez pressão resultando em prisões e na parcial diluição da Klan, mas a entidade não morreu totalmente.

No início do século XX houve um renascer dessa ideologia. Tudo começou em 1911, quando Willian Joseph Simmons foi atropelado por um carro, passando quase seis meses no hospital. Dentro do Hospital, esses indivíduo criou uma obsessão por uma visão que tivera aos 20 anos de idade a respeito de uma antiga sociedade secreta que ficou conhecida como Ku Klux Klan (KKK). Desde peque no ele foi influenciado por histórias heróicas dos cavaleiros da KKK.

Hoje, no alvorecer do século XXI a KKK ainda sobrevive forte e influenciadora e de uma maneira sem fronteiras através da Internet arregimentando militantes para sua cruzada de ódio e intolerância.

A Roupagem da KKK

Para imitar outras sociedades secretas, os veteranos da Guerra de Secessão americana, usaram uma idéia criativa e barata para criarem suas roupas ritualísticas, fronhas foram transformadas em capuchos e lençóis em fardas clericais. Com essas vestimentas fantasmagóricas, eles saiam à noite para assustar os transeuntes, na sua maioria negros que, sem qualquer formação cultural, entravam em pânico, graças às muitas superstições em que acreditavam. Hoje, as roupas são muito mais bem confeccionadas e elaboradas, mas a maldade continua a mesma dentro dos corações que, no limiar de um século de tecnologia e aculturação, insiste em permanecer incutido nas mentes de pessoas completamente embotadas!


Ideologia Religiosa

Como a história nos mostra, a KKK é uma instituição impregnada pelo racismo, preconceito e de índole criminosa. Agora, o que poucos sabem é o seu envolvimento com a religião, de uma organização terrorista ocidental, mas precisamente estadunidense e, pasmem, de famílias protestantes!

O sr. Simmons, como já o mencionamos acima, teve uma visão mística, onde via do lado de fora de sua casa hordas de cavaleiros vestidos de branco galopando pelo céu, imediatamente entendeu que Deus lhe estaria dando um sinal. De joelhos dobrados, prometeu a si mesmo que haveria de encontrar uma organização que fosse um monumento vivo da KKK. Esperou quatro anos até que tivesse a oportunidade de dirigir uma estranha cerimônia, em 1915. O evento ocorreu em Stone Mountain, não muito longe de Atlanta, na noite do Dia de Ações de Graça. Simmons e quinze amigos subiram a montanha, construíram apressadamente um altar de pedras e colocou sobre ele uma bandeira Americana, uma Bíblia aberta, uma espada desembainhada e um cantil de água. Ao lado, erigiram uma cruz de madeira e atearam-lhe fogo. Então, sob aquela luz das chamas, todos se ajoelharam e fizeram o sagrado juramento de Fidelidade ao Império do Invisível, Cavaleiros da Ku Klux Klan. Assim que a KKK se reencarnou, Atlanta se tornou sua sede estrutural e Stone Mountain sua sede espiritual. Em três anos conseguiu alistar 1,5 mil homens nos estados de Alabama e Geórgia. Em 7 de junho de 1920 a instituição passa para as mãos do Jornalista E. Y. Clake, o qual recebeu plenos poderes para reconstruir a organização. Conservador e radical, ele fixou nas mentes e corações de seus seguidores quem eram os seus inimigos e projetou idéias para travar a batalha. Ele mobilizou as forças da Klan numa campanha, principalmente, contra os negros, judeus e estrangeiros, também desenvolveu uma antipatia pela Igreja Católica. A idéia deu tão certo que, em 1922, a KKK somou um milhão de membros e se tornou um importante grupo de pressão. (Adaptado de 02).

Ainda hoje, para se tornar membro da KKK é preciso: Não ser Judeu, ser branco, defender a pátria até as últimas conseqüências e seu um bom cristão (diga-se protestante). Existe um site da Klan nos EUA onde eles se intitulam como a Igreja da KKK.

Entretanto, a Bíblia declara veementemente que não há diferença entre os indivíduos, inclusive, até proíbe que se faça discriminação de pessoas: “Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo por isso condenados pela lei como transgressores.” Tiago 2:9 - “pois para com Deus não há acepção de pessoas.” Romanos 2:11. - “Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas” Atos 10:34. Dentro da própria genealogia de Jesus há pessoas etnicamente de origem negra (Mt. 1; Lc. 3), por isso o racismo é injustificável diante da ideologia Bíblica e inconcebível dentro da ótica cristã protestante.


Bibliografia

(01) - Barsa em CD Rom;

(02) – Revista Sociedades Secretas; Nº 12; Editora Escala; São Paulo – SP; 2003;







58 comentários:

  1. Não entendo a ligação da KKK com o nazismo...
    São coisas bem diferentes... E afinal, a KKK surgiu antes do nazismo...

    ResponderExcluir
  2. euri /\ idiota ¬¬ qual é o objetivo do kkk e qual era o do nazismo ? eliminar pretos e judios e deixar só a raça pura ( brancos )

    ResponderExcluir
  3. Estes gajos pura e simplesmente me metem nojo...
    Fazer lavegem ao cerebro aquelas crianças, elas deviam crescer num mundo melhor que aquele...

    ResponderExcluir
  4. Ensinar essa merda para crianças é muito mais lastimável que ser um rato como esse

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo que as crianças no meio disso é a pior parte...

    ResponderExcluir
  6. mas a KKK mata catolicos amigo,

    ResponderExcluir
  7. tadinhas das crianças... provavelmente vão virar adultos extremamente preconceituosos e violentos =/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. eu não entendo como pessoas que usam a simbologia de jesus e se dizem defensores dos valores cristãos e dos bons costumes pregam o ódio... que cabeçinhas imaturas e contraditórias...

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a ideologia KKK. Tentamos de tudo para ter um mundo melhor sem preconceito mas qq adianta se "eles" mesmo nao se ajudam...

    ResponderExcluir
  11. ku = CÚ MESMO
    klux = sem
    Kan = dono
    racistas enrustidos

    ResponderExcluir
  12. o que a kkk tem a ver com o nazismo mesmo? é só procurar saber mais a respeito do nazismo que vcs vão ver... só tem alguma coisa a ver na questão do racismo pq de resto...

    ResponderExcluir
  13. SOU CONTRA QUALQUER TIPO DE RACISMO OU PRECONCEITO !!!!!. F.M./RIO DE JANEIRO-BRASIL

    ResponderExcluir
  14. O NEGÓCIO DESSA TAL DE "KU" "KLUX" "KLAN", ERA VONTADE DE DAR O "KÚ" PARA OS NEGROS MESMO !!
    ABAIXO O RACISMO E AO PRECONCEITO ! MEU NOME É ENÉAS !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. QUE NAZISMO E KKK É O CARALHO !!!! SÃO TODOS UNS FILHOS DA PUTA !. VEM APLICAR ESSE RACISMO AQUI NOS MORROS DO RJ QUE VOCES (RACISTAS) VÃO SE FUDER EM PRETO E VERMELHO !!!!! ABAIXO O RACISMO E O PRECONCEITO ! O MUNDO FOI FEITO PARA TODOS !!!

    ResponderExcluir
  16. todos vcs da kkk n passam de idiotas!

    ResponderExcluir
  17. AVANTE KU KLUX KLAN !!!!!!!! QUERIA QUE A KU KLUX KLAN ABRISSE UMA FILIAL PARA O BRASIL !!!!!!!! PARA A FRENTE KU KLUX KLAN !!!!!! VOCêS SAO FANTASTICO !!!!! SUPREMACIA BRANCA !!!!!!! KU KLUX KLAN !!!!!!´ E DIGO MEU NOME PARA TODOS QUE LEREM O COMENTARIO VEREM : ERICK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente que homem mais imbecíl. seja humano e não nojento, filho do cão.
      porque se não você vai morar junto com o capeta.

      Excluir
  18. Eu ia apagar seu comentário Erick, mas achei melhor deixar para que todos vejam como existem idiotas no mundo. Vê se cresce criatura!

    ResponderExcluir
  19. prefiro morrer ao virar ums nogento desses otarios e fdps eu extermino um de cad vez ate perdi perdao por esses crimes orriveis

    ResponderExcluir
  20. esses filha da puta vem aqui em rj e vao ser metralhados e eu so um deles que vai enfia o cano da minha .40 no cu desses desgraçados e cusoes

    ResponderExcluir
  21. Não gostei,não tem nada de kkk!

    ResponderExcluir
  22. ku klux klan um bando de otarios e idiotas

    ResponderExcluir
  23. É uma supremacia tola e desnecessaria,só quem é muito sem cabeça,não dá valor a vida,e não acredita em deus é capaz de apoiar um bando de doentes mentais,são pisicopatas(e olha que podem existir picicopatas melhores).Quero mais é que estes atentados sejam combatidos,as vese eu acho que isto é mentira,mais ai minha ficha cai,e tenho certeza que existem pessoas tão podres,tão inuteis e sem coração,tudo de pior eles são.Pior é que não sabem que estão criando filhos que no futuro serão inbeceis inuteis e ignorantes.Eles sim mereciam morrer.Os negros tambem são pessoas,pelo simples fato de uma pigmentação de pele mais escura devem ser mortos?NÃO.Merecem ser presos,punidos,são imbecis espalhando o nasismo e a morte por esta terra!ABAIXO AO KLU KLUX KLAN,OTARIOS IMBECIS PENSANDO QUE PODEM ACONTECER!NÃO!NÃO AO KKK!!!!!!!!!!!!!//Jéssica foi quem idsse isso

    ResponderExcluir
  24. ku klux klan é a maior merda já inventada na fACE da terra. Quando nascemos, nascemos do mesmo jeito de todos, quando morremos, morremos do mesmo jeito, não interessa se é branco, preto, amarelo, indio,caboclo etc...., o DEUS é o mesmo para todos, e DEUS faz o Sol brilhar para todos. PARA TODOS DO KU KLUX KLAN VOCêS DEVIAM TIRAR O ODIO DO CORAÇÃO E USAR MAIS A MENTE.

    ResponderExcluir
  25. kuklux klan branquelos tarados para o dar o cú

    ResponderExcluir
  26. kkk e uma merda eu vou chamar o kid begala p comer eles todinho eles naum valem o q o gato enterra.é o naum é doquinha?(doquinha)E simmm coxinha!

    ResponderExcluir
  27. o kara q inventou essa bosta foi pq um negao comeu a mulher dele ai ele se revoltou e fundou essa merda tinha q ser korno um kara desse.naum conformado ele faz a kbeca d um bokado d jegue p seguir ele se eu soubesse ond fik consentrado essa seita eu jogava um missel em cima dles.filho da puta do karalho .ass:osama bin laden

    ResponderExcluir
  28. eles são tão ruins q nem o proprio diabo vai kerer eles eu sinto pena do diabo quando eles virem p inferno todo mundo vai se fuder seus cu xupam minha pingola vo da d ticada em sua orelha vc q esta lendo seu cu

    ResponderExcluir
  29. odeio negros os q tão lendo isso aq foda-se

    ResponderExcluir
  30. sabe a semelhança entre o pneu furado e uma mulher negra gravida.... estão esperando o macaco kkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. seus negros do inferno vão se fuder odeio vcs kero q vcs se fodam vcs sujam nosso pais

    ResponderExcluir
  32. Pensei duas vezes antes de apagar os 3 últimos anônimos (que com certeza foi a mesma pessoa que escreveu), mas resolvi não fazer isso para todos verem o quanto uma pessoa pode ser idiota.

    ResponderExcluir
  33. KKK SEUS FILHOS DA PUTA VO COME A SUA MAE SEUS BIXA

    ResponderExcluir
  34. O mais incrível,é ter um negro fazendo parte dessa sujeira toda,não tem idéia esse imbecil,do que seus irmãos sofreram no passado nas mãos desses cretinos e assassinos de negros,.É um merda burro e traidor.

    ResponderExcluir
  35. eu não acredito que a kk atual seja tão ignorante quanto a antiga como c pode perceber ficou perdida durante um certo periodo q é suficiente para alterar bastante coisa por tanto n vou ser ignorante,precipitado ou sensacionalista de falar merda vou somente estudar e aproposito seu IDIOTA a KKK n tem nenhuma ligação com o Nazismo é só uma coincidencia de algum kkk k ser um simpatizante do nazismo ou as vezes da ideologia ( anv erdade o simbolo do Nazismo tem na verdade uma outra simbologia bastante místca na qual não vou citar pq ja to com preguissa de escrever '-' e é isso

    ResponderExcluir
  36. Tenho dó de racistas. Todos racistas são simplesmente burros

    ResponderExcluir
  37. Zitos como será que existem pessoas que pensam isso, são racistas.

    Digo a todos negros, todos judeus, todos estrangeiros, de todas as religiões, opnião, classe e ideologia. Eu sou branco, mas quem me representa são vocês, pois vocês são meus irmãos, meus irmãos de espécie e alma.

    Até quando será que haverá desunião entre as pessoas, seja como elas forem?



    Abraços Zitos, ótimo Post.

    ResponderExcluir
  38. Ku Klux Klan, Nazistas, Facistas, americanos.
    Toda essa corja surgiu para destruir a humanidade.

    ResponderExcluir
  39. Alguém sabe a maior diferença entre pessoas negras e brancas?

    Pessoas negras possuem um quantidade maior de Melanina na pele.

    Julgamos a cor por causa de um mero pigmento a mais.

    Isso é o mesmo com pessoas de cabelos ruivos, loiros, olhos verdes e outras pigmentações corporais. Somos de toda forma: HUMANOS!

    ResponderExcluir
  40. Racistas geralmente tem algum problema mental, ou possuem um passado traumatizante, por isso tendem a criar um pensamento monstruoso, desumano, e sem raciocínio algum.

    ResponderExcluir
  41. Ao anônimo que falou diretamente comigo: Não sei te responder porque existem pessoas racistas. Sou loiro de olhos azuis, e não me acho diferente de ninguém, nem pra melhor nem pra pior. Acho o racismo uma das maiores idiotices que persistem em pleno século XXI.

    ResponderExcluir
  42. Então Zitos, meu nome é Marcos, o anônimo que disse a frase. Gostaria de Parabenizar o Blog e que visitasse o meu: www.markinsignia.blogspot.com

    Está começando agora, por favor, visite humildemente, pois nem chega perto do que é o seu.

    Agradeço. Abraços e mais uma vez, parabéns pelo Post.

    ResponderExcluir
  43. esses caras sao preconceituosos,malucos e doentes,as brancos nao sao puros sao apenas brancos

    ResponderExcluir
  44. Estou a fazer um trbalho para a escola sobre o racismo e, naturalmente, vou falara de Ku klux Klan, e possovos dizer que estas pessoas metem-me nojo nojo nojo, não há palavras para descrever estas atrocidades, PRINCIPALMENTE educarem as crianças assim, que podiam ter um grande futuro pela frente, mas assim vão ser só mais pessoas nojentas que vão fazer o mesmo com os seus filhos.
    Sinto nojo pelos pais e pena pelos filhos.

    ResponderExcluir
  45. Me gustan y me simpatizan.

    ResponderExcluir
  46. ku klux klan que bando de otarios racistas......

    ResponderExcluir
  47. filhos da puta vão se fuder no inferno

    ResponderExcluir
  48. Traz eles pro Brasil.... Kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  49. Todos homossexuais, principalmente aqueles dois que estão se abraçando, devem ter os cús tão arrombados, mais largos que bolso de palhaço.
    MORTE AOS RACISTAS E NAZISTAS!!!!!ESSE TIPO DE ESCÓRIA DEVE SER ASSASSSINADA!!!!!
    UNIÃO ENTRE NEGROS E BRANCOS, ASIÁTICOS E INDIGENAS!!!!!!!RAÇA PURA, É A RAÇA LIVRE DE ÓDIO.

    ResponderExcluir
  50. É um dos únicos portos seguros para raça branca neste mundo. Temos o direito de expressão como todos.

    ResponderExcluir
  51. vão se fuder seus tlogoditas acefalos pseudos homofobicos racistas nacionalistas machistas e feniistas e femistas tudo vão pra casa du caralho na casa da mãe de voçes onde nasceram por uma vaca de quatro patas e por um boi que apenas faz MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!SEUS DERROTAS SUAS RAÇAS NÃO VAÃO EXISTIR ACADA SHITHEAD UMA BOMBA VAI EXPLODIR.KÚ KLÚX KLAN DE KÚ E ROLA KÉ LIXO...RACISTA BOM E RACISTA MORTO

    ResponderExcluir
  52. conserteza isso td é uma pouca vergonha

    ResponderExcluir
  53. Zitos, procurando sobre este tema na internet encontrei o seu texto. Antes de qualquer coisa, preciso dizer que gostei bastante, está bem completo, cheio de informações, parabéns. No entanto, gostaria apenas de apontar um trecho que está com um tom racista (involuntariamente, acredito): "não estamos falando de um grupo muçulmanos em um país de pouca cultura no meio da África". Porque dizer "grupo muçulmano"? não podemos generalizar. E porque dizer "em um país com pouca cultura no meio da África". O que chama de pouca cultura? Uma cultura diferente da sua, da nossa? Podemos até discordar do que consideramos crimes em outras culturas - a retirada do clítoris, só para citar uma - mas devemos tomar cuidado para não generalizar, principalmente neste bom texto, que denuncia uma forma terrível de racismo, mas que dá uma pequena escorregada ao se referir a "pouca cultura" de um país africano. Sei que não é sua intenção ser racista, mas as palavras fogem do controle de quem as escreveu. Por isso, devemos ter cuidado com elas. Desculpe a chatice. Abraços, Nrishi Mahe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está coberto de razão!! Obrigado pelo toque. Retirarei este trecho! valeu!!

      Excluir
  54. Meu Deus!!!!q horror!!!

    ResponderExcluir

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...