Páginas

6 de jul de 2009

Sinistras ferramentas cirúrgicas do passado - 20 fotos

Faca de Amputação (1700)

Facas utilizadas para amputações durante o século 18 eram tipicamente curvas, porque os cirurgiões tendiam a fazer um corte circular através da pele e músculos. Antes os ossos eram cortados com um serrote. Depois de 1800, facas retas se tornaram mais populares porque tornaram mais fácil deixar um retalho de pele que podiam ser utilizados para cobrir o coto exposto.


Serra para amputação (1600)

Enquanto alguns cirurgiões escolhiam pavonear a sua riqueza com elaboradas decorações em serras como esta, suas intrincada gravuras provaram ser um terreno fértil para germes.



Tesoura removedora (1500)

Não se sabe muito sobre essa ferramenta, mas é hipótese que era inserida na ferida em uma posição contratada, com o eixo central usado para captar a ponta. As pás, que parecem ter as suas arestas virada para fora, em seguida, eram ampliadas com a tesoura, como puxadores, expandindo assim a carne em torno da ponta para impedi-la de rasgar através da carne, que era puxada para fora.



Sanguessuga Artificial (1800)

Sangria com sanguessugas era tão populares em tratamentospara uma série de condições médicas que uma sanguessuga artificial foi inventada em 1840 e foi utilizada com freqüência em cirurgias de olho e orelha. As lâminas rotativas cortavam uma ferida na pele do paciente, enquanto que o cilindro seria utilizado para produzir um vácuo que sugava o sangue.


Extrator de balas(1500)

Este instrumento poderia atingir balas profundamente embutidas no corpo do paciente. Extratores como este tinha um parafuso que podia ser inserido na ferida e alongado para furar a bala para que pudesse ser puxado para fora.



Dilatador Cervical (1800)

Este instrumento era utilizado para dilatar uma mulher durante o trabalho de parto, com o montante de dilatação medido na escala.




Faca de circuncisão (1770)

O ritual de circuncisão é realizada em todo o mundo, em graus diversos e por motivos vários, mas poucos instrumentos utilizados no processo são tão intimidadores como esta faca européia usada a partir do século 18.



Ecraseur (1870)

Este ecraseur era usado para cortar hemorróidas e tumores do ovário ou do útero.




Hemorróida, fórceps (1800)

Esses fórceps eram utilizados para captar uma hemorróida, entre as lâminas e aplicar pressão para interromper o fornecimento de sangue, provocando a dormência da hemorróida.



Hérnia Tool (1850)

Esta única ferramenta era utilizada após o restabelecimento de uma hérnia. Era inserido no corpo perto da área afetada e deixada lá por uma semana para produzir tecido cicatricial que poderiam ajudar a fechar a hérnia.



Hirtz (1915)

A bússola era usada para determinar com precisão onde estavam localizadas balas no corpo, para que pudessem depois serem removida com precisão.



Hysterotome / Metrotome (1860s-90s)

Este hysterotome ou metrotome era utilizado para amputar o colo do útero durante uma histerectomia.



Lithotome (1740s-1830)

Este lithotome era usado para cortar a bexiga a fim de remover pedras. O eixo continha uma lâmina escondida que era inserida na bexiga e, em seguida, liberada utilizando uma mola.



Boca Mordaça (1880-1910)

Esta madeira, em forma de parafuso era inserido na boca do paciente anestesiado para manter as vias aéreas abertas.



Escarificador (1910-20s)

Escarificadores eram utilizados em derramamento de sangue. As lâminas de mola neste dispositivo cortavam a pele, e um copo de vidro arredondado poderia ser aplicado sobre a ferida. Quando aquecido, ele iria ajudar a tirar o sangue para fora em um ritmo mais rápido.


Skull Saw (1830-60s)

Esta mão-dobrado serra da lâminas eram utilizadas para cortar secções através do crânio, permitindo o acesso de outros instrumentos.



Tobacco Smoke enema (1750-1810s)

O tabaco enema era utilizado para infundir o fumo do tabaco em um paciente do reto para diversos fins medicinais, principalmente a reanimação das vítimas de afogamento. Um retal tubo inserido no ânus estava ligado a um fole que forçava a fumaça para o reto. O calor do fumo foi pensado para promover a respiração, mas dúvidas sobre a credibilidade do tabaco enemas levou ao popular frase "soprar fumaça até uma da bunda".



Tonsila guilhotina (1860s)

Este método de remoção da amígdala trabalhou muito tradicional como uma guilhotina, cortando fora a infectada amígdalas. Esta "dupla guilhotina" significa que ambas as amígdalas poderiam ser removidos ao mesmo tempo.
Estes instrumentos foram substituídos por pinças e bisturis, no início do século 20, devido à alta taxa de hemorragia e do carácter impreciso do dispositivo, que muitas vezes deixava remanescentes de amígdalas na boca.



Trefina (1800)

Este instrumento era uma broca cilíndrica com uma espada que era utilizada para furar o crânio. A espiga no centro era utilizado para iniciar o processo e manter em vigor enquanto a lâmina de corte agia.



Espéculo vaginal (1600)

O espéculofoi utilizado por milhares de anos para permitir aos médicos uma melhor visão e acesso à área vaginal (ou outras cavidades corporais), alargando depois da inserção.

18 comentários:

  1. Mto legal...Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. meeedoooo..........parece camara de tortura

    ResponderExcluir
  3. MARAVILHOSO, UM DOS MELHORES QUE JÁ VI

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Ronaldo, e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Que instrumentos apavorantes, imagina o dr. falando: "Não vai doer nada, fica tranquilo", heheheheh.

    ResponderExcluir
  6. Eu já não sou chegado a ir a médico... Se fossem esses aí os instrumentos, danava tudo de vez! huahuahuha

    ResponderExcluir
  7. que hooorror! deu ate uma agunia ver essas coisa :|

    ResponderExcluir
  8. É realmente essas ferramentas dão muito medo. Não queria nem sonhar ser operado por uma dessas ferramentas.

    Valeu, ótima postagem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Valeu Fabrício!! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. ótimo post
    senti calafrios parabéns

    ResponderExcluir
  11. Mais valia ficar doente do que passar por umas torturas destas

    ResponderExcluir
  12. isso veio do filme ''Jogos Mortais''

    ResponderExcluir
  13. muito bom !! parabens pelo blog, bom mesmo

    ResponderExcluir
  14. Muito bom " Ferramentas Cirúrgico ,encontrei para meus Jogos !!

    ResponderExcluir

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...