Páginas

5 de set de 2009

Blogueiros do outro lado do país

Você acha que na região Norte só tem a Amazônia e índios? Está enganado, a blogosfera também está crescendo por lá, e com gente inteligente por trás dos computadores. Conheça alguns deles:
- Alcinéa Cavalcante

Endereço do blog: www.alcinea.com
A blogueira enfrenta uma das piores conexões do país para levar as notícias do Amapá ao restante do Brasil. Por sua atuação na campanha de 2006, foi processada mais de 20 vezes por José Sarney.
Aos 53 anos, ela é a matriarca da blogosfera do Amapá, reverenciada pelos mais jovens nos encontros ao vivo dos “blogueiros do Meio do Mundo”, na cafeteria Tom Marrom. É a dona ainda do “quintal mais bem informado de Macapá”. Pelo seu portão passa uma romaria de gente, da cultura à política. Não é Alcinéa quem vai até suas fontes, mas suas fontes que vão a ela. Debaixo de uma mangueira, ela recebe informações e bloga. Só vai à rua em busca da notícia quando pressente – ou é informada por uma fonte fiel – que a Polícia Federal se prepara para uma operação. Alcinéa passa noites inteiras de campana, para pegar a PF em flagrante. Quando consegue, o blog chega a 3 mil leitores por dia.

- Altino Machado

Endereço do blog: altino.blogspot.com
A jiboia mora no telhado da casa do blogueiro mais influente do Acre. Ela gosta de engolir sapos – ele não engole nenhum. Altino escreve sobre política, meio ambiente e temas sociais.
Sua casa fica em frente à igreja do Daime. Não é uma coincidência. Altino faz parte da comunidade do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal – Alto Santo, criada pelo fundador da doutrina, Raimundo Irineu Serra (1892-1971). Foi ele quem batizou como “daime” a ayahuasca, bebida ritual de origem indígena. Altino toma o daime desde os 20 anos. Tem hoje 46.
Tornou-se um líder da blogosfera amazônica: centenas de blogueiros se inspiram nele e outras centenas sonham em ser linkados em seus posts. Seu blog é um exemplo do gênero que tem crescido muito no Norte desde 2008: o político.

- Diego, Vinicius, Danilo e Sérgio

Endereço do blog: 100grana.wordpress.com
Os quatro criaram um blog que se tornou referência no mundo da cultura pop. Escrevem sobre cinema, quadrinhos e televisão para quem gosta, mas nem sempre tem dinheiro para consumir
aconteceu assim: eles eram três lisos que amavam Superman, Chaves e Gato Félix, quando, em novembro de 2006, botaram no ar o 100grana.wordpress.com – cultura pop para lisos. Depois chegou o quarto, Diego, com quem Sérgio havia esbarrado na Caverna, a loja de quadrinhos mais famosa de Belém. Os quatro – com ajuda de colaboradores intrépidos – tornaram o 100grana uma referência na blogosfera pop: 10 mil acessos por dia, acima de 300 mil por mês, 5,5 milhões até hoje. E o número não para de crescer. Diego saca o celular e mostra a mensagem gravada para a posteridade às 16h05 de 31/5/2007: “Senhores, dentro de alguns minutos chegaremos a 30 mil”. Quando chegou a mil em um dia, Danilo Passos jurou correr pelado pelas ruas de Belém. Não cumpriu. Aos 24 anos, formado em multimídia, Danilo é um detetive digital. Acha qualquer coisa na internet. A maioria dos leitores – ou melhor, lisos – é do Sudeste. Mas no mapa do blog há nerds por todo o planeta. Alguns se surpreendem: “Vocês são de Belém mesmo?”. São.

- Teo Victor

Endereço do blog: bichoderondonia.com
Ele é um dos blogueiros mais originais da Amazônia. Escreve longos ensaios religiosos e textos de ficção. Em capítulos, sem fotos. Não se preocupa com números, só com credibilidade.
Assim se apresenta no blog: “Teo Victor, rondoniense por nascimento, domicílio e falta de opção, trabalha profissionalmente com informática, por falta de opção, desde 2003, embora ache que isso não é digno de nota. (...) Após uma luta contra sua timidez literária, inaugurou o blog Bicho de Rondônia em 2006. Desde então, passou a escrever sistematicamente, não apenas em respostas a postagens de fóruns. Cheio de si e de espinhas, foi encontrado por Cristo alguns meses após o mundo não ter acabado em janeiro de 2000, o que permite que veja um sentido definido nas coisas”.
Fonte: Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...