Páginas

7 de dez de 2009

O menor boneco de neve do mundo

Pesquisadores do National Physical Laboratory de Londres construíram o menor boneco de neve do mundo, com apenas 0,01 milímetros de diâmetro. Segundo o Telegraph, em sua montagem, foram usadas ferramentas desenvolvidas para a manipulação de nanopartículas.
O boneco de neve foi construído com técnicas de manipulação de nanopartículas. Foto: NPL / David Cox

O boneco de neve foi construído com técnicas de manipulação de nanopartículas. Foto: NPL / David Cox

O NPL é uma dos principais centros de pesquisa da Grã-Bretanha, líder mundial em desenvolvimento e pesquisa de padrões de metrologia. O boneco de neve é uma espécie de “saudação” de Natal da equipe de detecção quântica do laboratório, comandada pelo Dr. David Cox.

O boneco, invisível a olho nu, é feito de duas minúsculas esferas de estanho, normalmente utilizadas para calibrar as lentes do microscópio eletrônico, que foram soldadas com a platina. Para esculpir os olhos e o sorriso do mini-boneco, foi usado um feixe de íons. Já seu nariz foi feito com uma minúscula gota de platina.

A miniature foi montada em um cantilever (tipo de construção apoiado em um só ponto) de silício de um microscópio atômico, cuja ponta afiada “sente” as superfícies criando levantamentos topográficos em quase escalas atômicas.



Um vídeo sobre o boneco pode ser visto em tinyurl.com/yae9v4t.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...