Páginas

15 de fev de 2010

Castelo de Harry Potter tem jardins com plantas venenosas


Você deve conhecer o Castelo de Alnwick e nem sabe. Ele foi cenário da Escola de Agia e Bruxaria de Hogwarts nos dois primeiros filmes da franquia Harry Potter. Só que Alnwick também é conhecido como ponto turístico por causa de um jardim com mais de 100 espécies das plantas mais venenosas do mundo.

O jardim é chamado de The Poison Garden (“O Jardim Venenoso”) e é lar de plantas que podem matar só de tocar a pele. O portão preto, com uma caveira atravessada por ossos, traz um aviso que não deve ser levado na brincadeira: “Estas plantas podem matar”.

O jardim foi inspirado em similares italianos, em Pádua, em que os Medicis brincavam de Farmville com a morte. Ele fica na Inglaterra, em Nirthumberland, e é propriedade de uma duquesa que quis plantar nele apenas plantas que fossem narcóticas ou venenosas (ou ambas, na maioria das vezes). O jardim recebe visitas monitoradas em que guias explicam a natureza mortal de vários vegetais.

As plantas venenosas são famosas. A cicuta, que foi usada na execução do filósofo Sócrates, é plantada nos limites do Poison Garden. Há também a beladona, a mandrágora, noz-vômica (de onde se tira a estricnina) e drogas conhecidas como a maconha, ópio e a coca.

- Não toque em nenhuma das plantas, nem mesmo respire perto delas. Existem plantas aqui que podem matar vocês, dizem os guias.

A duquesa deve se divertir com isso tudo. Imagine que, até 1995, ela era apenas Jane Percy, mãe de quatro crianças, quando seu cunhado morreu e seu marido, em uma daquelas coisas que parecem só acontecer na Inglaterra, se tornou o 12º Duque de Northumberland. Do nada, ela era dona de um castelo e tinha que fazer alguma coisa com ele.

O jardim que ela transformou em um canteiro mortal estava abandonado desde 1950. Em 2005, o Poison Garden abriu suas portas. A segurança é rígida e fica atenta 24 horas para que nenhum curioso se meta a besta de entrar lá sem a companhia de um guia especializado.

A intenção do jardim, dizem seus donos, é chamar atenção a respeito das drogas, das plantas venenosas e seus respectivos efeitos. Atualmente, o Castelo de Alnwick está estudando uma parceria turística com a Disney para se tornar um dos grandes pontos turísticos da Inglaterra.

2 comentários:

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...