Páginas

3 de abr de 2010

A Páscoa no mundo


Alemanha e Áustria
Em algumas regiões da Alemanha e da Áustria, ovos verdes são dados na Maundy Thursday (Quinta-feira Sagrada). Há também o costume de tirar o conteúdo do interior de um ovo de galinha furando a casca com uma agulha. Depois, eles são amarrados em árvores e arbustos. Artistas austríacos criam uma decoração especial amarrando plantas em volta dos ovos enquanto estes estão sendo cozidos. Depois as plantas são retiradas, deixando marcas.

Armênia
Durante a Quaresma, os armênios colocam vários tipos de grãos em um tabuleiro com algodão (como as crianças fazem com feijão no Brasil). Na Páscoa, os brotos servem para decorar a mesa da festa. Além disso, há a tradição de decorar cascas de ovos intactos com figuras cristãs, como a da Virgem Maria e outros temas religiosos. Para as crianças, o costume é fazer uma “guerra” de ovos antes de comê-los. Cada criança tenta quebrar a casca do ovo da outra usando seu próprio ovo.

Brasil e América Latina
As crianças costumam preparar ninhos com palha ou papel picado para que o coelho coloque ovos de chocolate de madrugada. Mas também é comum procurar ovos escondidos pela casa. Na cidade de Ouro Preto (MG), são tradicionais os tapetes feitos de flores e serragem colorida, um costume nascido no século XVII e que significa a celebração da Paixão de Cristo.

China
O Ching-Ming é a festa chinesa que ocorre na mesma época da Páscoa. As pessoas visitam túmulos e deixam doces e comidas para agradar os ancestrais.

Eslovênia
Os eslavos decoram os ovos com enfeites de ouro e prata.

Estados Unidos
A tradição mais comum é, na manhã do dia de Páscoa, procurar ovos de chocolate escondidos na casa, no quintal ou até em uma praça pública.

Europa Ocidental
As tradições são pintar ovos cozidos e fazer brincadeiras com os ovos. Uma delas é uma competição jogar um ovo numa ladeira. O que quebrar por último será o vencedor.

Europa Oriental
As pessoas presenteiam parentes e amigos com ovos coloridos. Diz a tradição que as crianças bem comportadas na noite anterior ao domingo ganham ovos coloridos e doces do coelho, que são deixados em um boné escondido.

Grécia
Ovos vermelhos, simbolizando o sangue de Cristo, são oferecidos.

Rússia
Em 1885, o czar Alexandre III presenteou a czarina Maria Feodorovna com um ovo de ouro com pedras preciosas. Depois disso, o czar passou a encomendar um ovo por ano. Seu filho, Nicolau II, manteve a tradição dos ovos Fabergé, que hoje têm status de obra de arte.

Suécia
As crianças se vestem de bruxos na Quinta-Feira Santa ou na véspera da Páscoa e batem na porta dos vizinhos deixando um cartão e esperando receber doces.

Polônia
Para a missa de domingo, cada família leva uma cesta com ovos cozidos e outros alimentos para ser abençoada. Depois, todos se reúnem para tomar o simbólico café da manhã. Há também troca de ovos de galinha decorados. Esses objetos, chamados de pisanki, são talismãs de boa sorte e simbolizam amor, fertilidade e fortuna.

Ucrânia
Na cidade de Vegreville, na Ucrânia, existe um ovo com 8,5 m de comprimento por 6 m de largura, todo coberto com alumínio. Foi montado em 1975, pesa 1,5 tonelada e é sustentado com cerca de 7 mil porcas e parafusos. Essa homenagem ao centenário da polícia montada está decorada com desenhos de estrelas e polígonos, bem ao estilo do país. Além disso, pintar ovos de galinha à mão é uma tradição muito antiga e forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...