Páginas

5 de jun de 2010

Nebulosas do Amanhecer: O segundo mais rápido computador do mundo

O Dawning Nebulae [Nebulosas do Amanhecer], localizado no Centro Nacional de Supercomputação, em Shenzhen, na China, atingiu uma velocidade sustentada de cálculos de 1.27 pentaflops – o equivalente a mil trilhões de operações por segundo – na última classificação semianual dos 500 computadores mais rápidos do mundo.

O novo ranking foi tornado público na segunda-feira, na Conferência Internacional de Supercomputadores, em Hamburgo, na Alemanha. Os supercomputadores são usados em problemas científicos e de engenharia tão diversos quanto simulações climáticas e design automotivo.

A máquina chinesa está agora classificada, na verdade, como a mais rápida do mundo, em termos de desempenho teórico ótimo, mas esta é considerada uma medida menos significativa do que a velocidade real de cálculos atingida em um teste padronizado de computação.

O computador mais rápido do mundo continua a ser o supercomputador Cray Jaguar, localizado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Tennessee. Em novembro ultimo, ele foi medido em 1.75 pentaflops.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...