Páginas

25 de jul de 2010

100 árvores dentro de uma caixa

Life Box é uma caixa de papelão aparentemente normal como qualquer outra por ai, mas ela é especial. Ela pode ser usada para armazenar os produtos até chegarem ao consumidor, que depois poderá jogá-la no lixo (como faz quase todo mundo, infelizmente), mas isso seria um desperdício enorme.
As caixas são feitas de papel reciclado, 100 sementes de árvores e esporos de fungos inseridos entre as fibras, formando uma micorriza (clique aqui se não sabe o que é isso). Quando a caixa é descartada ou simplesmente molhada as sementes já começam a crescer. A ideia é que os consumidores tenham mais essa opção para ajudar a purificar o ar.
Até agora as Life Boxes estão sendo fabricadas em pequena escala ao custo de 30 a 50 dólares para a compra de apenas uma caixa. Elas já foram aprovadas pelo Departamento de Agricultura de quase todos os estados americanos (exceto o Havaí) e do Canadá, mas ainda faltam as aprovações de outros países para ser comercializada no exterior.


Como quase tudo na vida, a Life Box e suas sementinhas também possuem pontos negativos. O primeiro é o problema das espécies nativas de cada país. Caso seja aprovada no Brasil, por exemplo, o correto seria utilizar sementes de árvores brasileiras para evitar a entrada de ainda mais espécies de plantas não-nativas que poderão prejudicar ao invés de ajudar.
O outro problema é espaço. Onde essas árvores serão plantadas. Em regiões pouco povoadas como as zonas rurais até faz sentido, mas em grandes cidades simplesmente não existe opção, pois não se pode jogar uma caixa dessas na varanda do apartamento e ver as árvores crescerem.
De qualquer forma a iniciativa é muito boa e quem sabe ajude outras empresas a criarem ideias revolucionárias para ajudar o nosso planeta e a nós mesmo ao invés de ficarem apenas olhando enquanto enormes manchas de petróleo se espalham pelo oceano (indireta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...