Páginas

1 de ago de 2010

Veja a lista das principais piadas polêmicas sobre o Brasil no mundo


Veja abaixo as principais polêmicas causadas recentemente por piadas sobre o Brasil no exterior.Sylvester Stallone e o macaco
Em 22 de julho, ao participar de evento de cultura pop nos Estados Unidos, o ator Sylvester Stallone fez comentários jocosos sobre o Brasil, onde filmou em 2009 parete do seu mais recente filme, "Os mercenários". “Você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco para você levar de volta para casa’”, disse, em uma discussão sobre a brutalidade de fazer um filme de ação. Por causa das declarações, Stallone se transformou no assunto mais comentado do Twitter, rede social de microblog. A frase "Cala boca Sylvester Stallone" era uma das mais repetidas no mundo, o que fez com que o ator pedisse desculpas. Em comunicado oficial divulgado no dia seguinte pela assessoria de imprensa do filme, Stallone dizia: "Eu sinceramente peço desculpas ao povo brasileiro. Todas as minhas experiências no Brasil foram fantásticas e eu recomendei para todos meus amigos que filmassem lá", garante o ator no comunicado. "Ontem, eu tentei fazer um tipo humor e fui muito infeliz. Tudo que eu tenho pelo grande país que é o Brasil é muito respeito. Novamente, peço desculpas".
Robin Williams e as Olimpíadas

Em dezembro de 2009, logo depois de o Brasil ser escolhido para sediar as Olipíadas de 2014, o ator Robin Williams deu uma entrevista à TV americana em que fazia piada sobre a forma como o Rio de Janeiro derrotou Chicago na disputa pelos Jogos. "Chicago enviou a Oprah e a Michelle. O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi uma competição justa”, disse a David Letterman, no Late Show. O próprio ator falou rindo, deixando claro que era brincadeira, mas a notícia repercutiu no Brasil quase como um incidente diplomático, gerando polêmica.





Simpsons no Rio

Um episódio do desenho animado americano "Os Simpsons" mostrou uma visita da família que dá nome à série ao Brasil. Em 2002, a família amarela fez uma viagem para o país no episódio “O feitiço de Lisa”, quando a garota resolve mandar dinheiro para ajudar um órfão brasileiro chamado Ronaldo. O garoto desaparece, e a família decide viajar para o Brasil para procurá-lo. Ao chegar no Rio, a cidade aparece como um perigo para turistas, com macacos andando nas ruas e com Homer sendo sequestrado por um taxista.. A transmissão do episódio causou polêmica no Brasil, com declarações de protesto na mídia. A secretaria de turismo do Rio, que havia investido U$ 18 milhões na época para melhorar a imagem da cidade no exterior e chegou a ameaçar processar a Fox, produtora do desenho. No fim, os produtores do programa acabaram pedindo desculpas pelo programa.




Brasil ou Congo?Lula em South Park

O Brasil apareceu também indiretamente no desenho animado South Park, sendo representado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez uma "participação especial" em um episódio de 2009. O episódio mostra a Terra ameaçada por um bandido alienígena. Depois de matar o ladrão, os líderes de todo o mundo resolvem dividir o "dinheiro espacial" que o alienígena havia roubado, em vez de o devolver. Quando a polícia intergalática chega para reaver o dinheiro, Lula é um dos líderes (ao lado do francês Nicolas Sarkozy e do britânico Gordon Brown, entre outros) que tentam negar a existência do produto do roubo.


Em 2007, poucos dias antes do início dos Jogos Panamericanos no Rio de Janeiro, um integrante da delegação americana foi mandado embora do Brasil depois de uma piada vista como preconceituosa. O gerente de relações com a imprensa Kevin Neuendorf usou uma caneta ao escrever “Bem-vindo ao Congo”, em uma das sedes do Pan, no Riocentro. O aeroporto foi a saída encontrada pelo Comitê Olímpico Americano para resolver o caso.
Drama e Terror
Os brasileiros também costumam se sentir vítimas de preconceito internacional quando o país é retratado de forma estereotipada em outras produções da cultura pop de outros países. Um episódio do seriado americano “Law and Order" (Lei e ordem), por exemplo, mostrou uma empresa multinacional que tinha a promessa de um contrato para fazer a segurança dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e tenta corromper uma integrante do Comitê Internacional, da Bélgica, para votar na cidade e garantir o negócio. O episódio provocou uma resposta do comitê organizador da candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos de 2016. O comitê repudiou o uso "irresponsável e leviano da imagem da candidatura brasileira".


Em outro caso que se tornou bem conhecido, o Brasil foi retratado como um lugar perigoso pelo filme de terror "Turistas", de 2006. No filme, os visitantes norte-americanos chegam felizes ao Brasil e são roubados, apanham, são drogados e torturados para a retirada de seus órgãos para transplante. A Embratur reclamou da forma como o país foi retratado e reuniu seus técnicos para montar um plano de combate aos efeitos desastrosos do filme.
Piada interna
Quando a piada vem de fora, isso gera protestos e deixa os brasileiros irritados, mas quando é o próprio presidente do país, parece não haver problemas. Em julho deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre as belezas naturais que os turistas que forem ao Brasil para assistir à Copa do Mundo 2014 irão encontrar e só pediu cuidado com “sucuri destreinada” na Amazônia. A piada foi parte do discurso na cerimônia de apresentação da campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui”, lançada pelo Ministério do Turismo em Joanesburgo, na África do Sul.


"Manaus, uma cidade linda, com rios maravilhosos, uma floresta fantástica. Só precisa ter cuidado com alguma sucuri destreinada" disse, arrancando gargalhadas dos presentes à cerimônia. Ao final de seu discurso, totalmente improvisado, o presidente foi aplaudido de pé.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...