Páginas

7 de set de 2010

Dennis Rodman, excêntrico ou cafona?

Dennis Keith Rodman (Trenton, 13 de Maio de 1961), foi um jogador de basquetebol profissional norte-americano, especializado no setor defensivo e no rebote. Tornou-se conhecido pelo estilo extravagante dentro e fora das quadras.

Rodman nasceu em Trenton, New Jersey e cresceu em Dallas, Texas. Jogou basquete e futebol americano na escola, mas se formou em 1979 sem continuar nos esportes. Trabalhou como zelador no Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth, mas tendo crescido até 2,01m virou uma força no playground. Um amigo da família o indicou para uma faculdade em Gainesville, onde Rodman jogou por um ano, para depois se mudar para o Southeastern Oklahoma State University, em Durant, Oklahoma.

Rodman ingressou na National Basketball Association (NBA) em 1986 pelo Detroit Pistons. Na primeira temporada chegou às finais da conferência, perdendo para o Boston Celtics mas Rodman fez um bom serviço marcando o líder do time, Larry Bird. Rodman fora bicampeão pelos Pistons, vencendo os Los Angeles Lakers em 1989-90 e o Portland Trail Blazers em 1990-91.

No time seguinte, o San Antonio Spurs, Rodman alcançou as finais da conferência em 1994-5 (perdendo para o Houston Rockets), mas permaneceu por apenas 2 anos no time pelo comportamento controverso, com um breve caso com Madonna e discussões dentro de quadra.

Os Spurs trocaram Rodman por Will Perdue do Chicago Bulls. Com Michael Jordan de volta á equipe e Rodman se tornando líder de rebotes, os Bulls venceram os três campeonatos seguidos, em 1995-6 (com um recorde de 72 vitórias na temporada regular), 1996-7, e 1997-8.

Após sair do Bulls, Rodman jogou 23 jogos pelos Lakers em 1999, e 12 jogos pelo Dallas Mavericks em 2000. Ficou por 3 anos longe das quadras, e então jogou por três anos na American Basketball League, uma liga alternativa de basquete, vencendo o campeonato de 2003-4 pelo Long Beach Jam. Desde então, Rodman jogou apenas em partidas de exibição na Inglaterra,Finlândia e Filipinas.

Tornou-se figura problemática, tendo ao longo da carreira se envolvido em diversos incidentes, que redundaram em processos judiciais.

Na NBA é o recordista em taxa de rebotes, e um dos maiores reboteadores de todos os tempos.

Rodman é uma figura bastante popular no cinema e na televisão, em geral representando a si mesmo. Ele Só jogou 32 jogos pelo Lakers e 13 jogos pelo Mavericks.



Um comentário:

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...