Páginas

3 de mar de 2011

Henrietta Lacks - A mulher imortal


Henrietta Lacks (Roanoke, 18 de agosto de 1920 — Baltimore, 4 de outubro de 1951) foi a doadora involuntária de células cancerosas, mantidas em cultura microbiológica pelo cientista George Otto Gey para criar uma linhagem celular imortal a ser utilizada em pesquisas médicas. Esta linha de células é atualmente conhecida como HeLa.

As células HeLa foram cultivadas quando a senhora Lacks recebia tratamento para um câncer cervical no Johns Hopkins Hospital. Seu câncer produzia metástases anormalmente rápidas, mais que qualquer outro tipo de câncer conhecido pelos médicos.

Após o óbito de Henriette Lacks, suas células continuaram sendo cultivadas para estudo de sua impressionante longevidade, sendo distribuidas por vários laboratórios em todo o mundo.Jonas Salk as utilizou para produzir um vacina contra a poliomielite. Foram enviadas ao espaço para experiências sob gravidade zero. Neste meio século desde sua morte, suas células foram continuamente usadas em experimentos e pesquisas contra o câncer, AIDS, efeitos da radiação, mapeamento genético e muito mais. Calcula-se que a quantidade de células existentes nos laboratórios de todo o mundo supere o número de células da senhora Lacks em vida.


Elas são cultivadas até hoje em laboratórios ao redor do mundo, em frascos de plástico, em um meio contendo soro bovino. Milhares de trabalhos científicos foram realizados com essas células.As células HeLa são chamadas de imortais por se dividirem num número ilimitado de vezes, desde que mantidas em condições ideais de laboratório. Atribui-se isso ao fato dessas células terem uma versão ativa da enzima Telomerase, implicada no processo de morte das células e no número de vezes que uma célula pode se dividir. Talvez algumas linhagens tenham sido contaminadas por outras células, mas todas provém da amostra retirada do tumor da senhora Lacks.

créditos

2 comentários:

  1. Pelo menos podeia colocar de onde você copiou o texto. Copiar textos, matérias, imagens e publicá-las é crime. Colocar a fonte poderia aliviar sua barra.

    ResponderExcluir
  2. Copiei? Aliviar minha barra?? Você é da polícia federal?? Dá uma olhada onde se lê CRÉDITOS.
    Faz o seguinte: Faz um blog pra você também, assim larga de ser mala e assina seu nome ao invés de anônimo... bjunda!

    ResponderExcluir

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...